quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

É Necessário.

Jesus caminhava da Judéia para a Galiléia, havia um outro caminho mais fácil, havia um caminho mais comum, o caminho pelo vale do Jordão era um caminho mais viável para Jesus, porém ele preferiu um outro caminho, pois era-lhe necessário passar por Samaria (v. 4), aquele caminho reservava muitos acontecimentos. Por isso era necessário passar por ele.

Jesus se cansou pois era exaustivo o caminho e resolveu se assentar para descansar, pediu aos seus discípulos para buscar comida, era necessário Jesus ter cansado, era necessário se assentar ao lado da fonte de água, uma mulher se aproxima neste contexto de acontecimentos necessários, Jesus pedi água, a mesma não esperava encontrar alguém naquela hora na fonte, ela não esperava encontrar um judeu, ela não esperava que um judeu falasse com ela, mas tudo isso foi necessário.O que estamos passando hoje é necessário, as lutas, as dificuldades, as faltas são necessárias, a tristeza as vezes é necessária, perder também em algumas situações é necessário. A falta de água na casa da samaritana lhe proporcionou encontrar com aquele que é maior do que as fontes de Jacó da qual a mulher esperava tirar a água, a falta de água fez com que ela encontrasse com alguém que lhe oferecia algo além de uma simples água, esse alguém lhe mostrou que existia algo além do simples poço, havia uma fonte inesgotável de vida, a água sempre simbolizou vida, e a água que Jesus prometera aquela mulher era a água viva, ela não era uma fonte geradora de vida ela era a própria vida, Jesus falava de Si mesmo, Ele é esta fonte, porém percebemos a dificuldade da mulher entender o que Jesus estava dizendo, para entender o que Jesus falava era necessário primeiro conhecer o dom de Deus, que é o Amor, já que ela e ninguém esperava que um homem ainda mais sendo judeu dialogasse com um samaritano, o amor estava prevalecendo, tudo era necessário, os acontecimentos em nossas vidas são necessários para termos uma experiência com Jesus, a falta, as dificuldades financeiras, as provas, os desertos são necessários, mas sempre terá alguém te esperando nesse caminho, alguém que é a própria fonte de vida, esta mulher precisou de água e Jesus a aguardava ao lado do poço, se não tivesse faltado água em sua casa ela não encontraria com Jesus, foi necessário ter faltado água, muitas coisas em nossas vidas são necessárias, mesmo achando que não são, elas são importantes para o nosso crescimento e para a salvação de nossa família.
Os discípulos chegam da cidade com alimentos para Jesus, mas quando chegaram se depararam com essa cena: Jesus assentado ao lado do poço de Jacó e a mulher ao seu lado escutando as belas palavras do mestre, eles ficaram sem reação, pois era necessário tudo aquilo, o silêncio deles era necessário, a fome que Jesus sentiu foi necessária pois assim que seus discípulos foram buscar alimento, e houve a possibilidade da mulher se achegar ao poço, pois caso ela percebesse que havia vários homens ali, ela não se achegaria para buscar a água, e não iria conhecer a verdadeira fonte de água... Jesus!

Tudo foi necessário.

Eduardo Santos, pastor colaborador do Evangelho

2 comentários:

ONG: Tomai e cuidaI! "Eu vim para salvar o mundo e não para condená-lo". Jo 3,17 disse...

É verdade. Tudo é necessário. Fica a pergunta, quantas guerras ainda são necessárias, quantos roubos, quanta violência, quanta destruição ainda precisa rolar, para que os que se dizem discípulos de Cristo se arrependam e cumpram a condição número um para segui-lo: “Qualquer um de vós se não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.” Lc 14,33. Será que isso é tão difícil de entender? Como parar as guerras se existirem posses? Como deter o ladão? O Reino de Deus não é um lugar sem posses e sem dinheiro? Os líderes religiosos têm as chaves do Reino dos Céus, mas não entram e nem deixam entrar.
Já chegou a hora! Ele está a caminho! É necessário acordar! Já não dá mais para esconder o evidente! Como vocês vão se justificar?

Cassio (da IMW de Macaé) disse...

Maravilha! Teoria da conspiração escrita por Deus. Porque todas as coisas colaboram juntamente para o bem daqueles que amam a Deus...
Rm 8.28
Numa tradução mais proxima do texto original: "Deus faz com que todas as coisas colaborem".
Lembremos Que Deus tem um compromisso Eterno Com os que o Amam.
Pensemos nisto.