terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Escondido atrás da bagagem!!! (I Samuel 10: 17 a 22)

Samuel chamou todo o povo para uma reunião religiosa em Mispa e disse: – O Senhor, o Deus de Israel, diz: “Eu tirei vocês do Egito e os livrei dos egípcios e de todos os outros povos que os maltratavam. Eu sou o Deus de vocês, o único que os livra de todos os seus problemas e dificuldades, mas hoje vocês me rejeitaram e pediram que eu lhes desse um rei. Muito bem...
Eles o procuraram, porém não puderam achá-lo. Então perguntaram a Deus, o Senhor: – Ainda há mais alguém? – Há, e ele está escondido no meio da bagagem! – respondeu o Senhor.

A bagagem representava a vida de Saul, de seu passado, de todo apetrecho mundano, de todas as coisas que ele carregava consigo, seria Saul uma espécie de crente de nossos dias? Daqueles que se escondem, escondem, e como escondem atrás de suas bagagens de seus apetrechos e atitudes mundanas? Saul bem que tentou não ser visto, mas o Senhor o viu, poderia alguém se esconder do olhar do grande YHWH (Javé), do Grande Eu Sou? A porta é estreita e apertado é o caminho e as malas e bagagens não podem ser levadas e nem usadas como escudo, nem como local de segurança, talvez essa bagagem de Saul fosse um tipo de fardo, mas Jesus disse que trocaria o nosso fardo Mateus 11: 28 a 30. Ali Deus estava dizendo Saul não adianta se esconder, não adianta, não dá pra brincar de pique esconde com Jesus, sempre somos achados por Ele, mas se bem que muitos são corajosos e estão por ai há meses, anos, há décadas neste esconde, esconde. O problema é quando aquele que procura não fazer questão de encontrar esse que só se esconde, se bem que Ele é longânimo.

A Igreja deve lutar contra o pecado não escondendo debaixo dos tapetes toda imundícia que estão nas bagagens e a luta contra o pecado traz conseqüências.

1- A Igreja atrai o olhar de Deus.
2- Ele envia aqueles que vão herdar a salvação
3- Os sinais de Deus são permanentes.
4- Curas e Milagres fazem parte dos cultos.
5- Os membros passam a ser mais dedicados.
6- Conversões verdadeiras
7- Crescimento constante.
8- O inimigo foge da vida dos servos de Deus.
9- O ambiente se torna saudável.
10- Poder e autoridade acompanham esta Igreja
Jesus nos chama a sair de detrás das bagagens desta vida

Att,
Pastor Eduardo Santos, colaborador do Evangelho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caríssimo Pastor,

engraçado pensar que a bagagem de cada um pode estar relacionada com relacionamentos, regionalidades, cultura, caráter, etc.

Recentemente, tenho ficado impressionado com o número de crentes que fazem coisas erradas, usando para isto, de justificativas (a meu ver) mais absurdas possíveis (estão abrindo ou resgatando coisas de suas bagagens, coisas estas que deveriam ter sido jogadas fora).

Tem crente querendo ser empresário e sonegando o fisco, ou seja lá o que for, com as seguintes desculpas: 1 - mas no Brasil todo mundo começa assim; 2 - não sou eu que tenho que emitir a nota fiscal, pois o imposto eu repasso para o cliente, então ele escolhe com nota ou sem nota.

Há crentes que têm estabelecimentos totalmente legais, o problema está nas mercadorias: bebidas alcoólicas, cigarros (a desculpa é que o crente precisa sobreviver); detalhe, se ele encontra um amante do álcool ou cigarro, etc, ele prega que o vício é pecado.

Também tem crentes que contratam, mas não ficham: talvez a desculpa seja que o funcionário sai mais barato e com isto ele (o funcionário) pode ter um salário maior e a empresa um gasto menor.

Em todas estas coisas há uma em comum: quando o crente tem um determinado interesse, além dele ficar cego para as coisas santas, ele sempre encontra algo “correto” para justificar o erro.

Obviamente todos vão sobrevivendo, mas esquecendo do que está escrito: mas o justo viverá da fé (Romanos 1-17; Gálatas 3-11; Hebreus 10-38

Otacílio Júnior